CESUSCVITUAL

Educação a Distância



Gestão Comercial

OBJETIVO DO CURSO

Manual ENFOCO

Na forma de seminários temáticos interdisciplinares, ocorrem encontros presenciais quinzenais mediados pelo NEAD com a participação dos professores-tutores e dos alunos, a ser estabelecido em calendário acadêmico. Os Encontros de Formação de Competência (ENFOCO) acontecem no Centro de Atividades Formativas Estudantis (CAFE) e tem quatro horas de duração, cada sessão.

Na primeira parte do encontro de quatro horas, é feita uma apresentação do tema, pelo professor-tutor da disciplina, e realizada a discussão das atividades correlacionadas em desenvolvimento pelos alunos. Na segunda parte, ocorre a produção conjunta de atividades sob orientação do professor-tutor. Esse é o momento de reforço de vínculos do estudo, revisão de conteúdo, discussão de dúvidas e busca do fio condutor da disciplina.

Os conteúdos das atividades são definidos de forma a atender os requisitos definidos na matriz curricular do curso, do perfil profissional a ser formado, bem como das competências da área de Gestão Comercial. Atenta-se também aos aspectos interdisciplinares e aos temas de direitos humanos.

Os seminários interdisciplinares têm ênfase nas habilidades e competências que o acadêmico precisa desenvolver para construir o perfil adequado à profissão de Gestor Comercial, segundo os artigos 50 e 60 (INEP, 2012). Os encontros, mediados pelo NEAD, são realizados quinzenalmente, com orientação e supervisão dos professores-tutores das disciplinas vigentes na fase correspondente.

A programação é estabelecida em calendário acadêmico e as atividades do ENFOCO acontecem na sala CAFE, com quatro horas de duração, cada sessão.

Os conteúdos das atividades são definidos de forma a atender os requisitos da matriz curricular do curso, do perfil profissional a ser formado, bem como das competências da área de Gestão Comercial. Além dos aspectos interdisciplinares, são apresentados temas relativos a: direitos humanos; responsabilidade social e ambiental; raça, etnia, gênero e meio ambiente. Em todos encontros recomenda-se aos professores-tutores que abordem a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena como temática para a contextualização de temas a serem discutidos nos debates em consonância com a metodologia da Educação a Distância da Faculdade Cesusc.

A organização e a definição dos temas dos encontros respeitam a matriz de competências das disciplinas e do perfil do profissional. Logo, a estrutura do ENFOCO está organizada da seguinte forma:

a) apresentação do tema, pelo professor-tutor da disciplina;

b) discussão das atividades indicadas;

c) desenvolvimento prático das atividades previstas, sob orientação do professor-tutor.

Esse é o momento de reforçar os vínculos do conteúdo das disciplinas com as competências necessárias para o Gestor Comercial, além de revisar as temáticas abordadas, gerar reflexão e um posicionamento crítico acerca da realidade do mercado e da sociedade.